Skip to content

CONFISSÃO AURICULAR

January 18, 2009

CONFISSÃO AURICULAR

É COMUM NOS TEMPLOS CATÓLICOS NÓS VERM,OS UMA “CAIXA DE MADEIRA” EM UM DETERMINADO CANTO NO INTERIOR DO SALÃO PRINCIPAL ONDE CELEBRA-SE AS MISSAS. ESTA “caixa” CHAMA-SE “CONFESSIONÁRIO”.


confessionário

TODO CATÓLICO AO FAZER A PRIMEIRA COMUNHÃO DEVE SE CONFESSAR ASSIM COMO PELO MENOS UMA VEZ AO ANO DEVE FAZE-LO. OS CATÓLICOS NOMINAIS NA VERDADE NÃO PRATICAM.

O ATO DE CONFISSÃO TRATA-SE DE UM COSTUME QUE COMEÇOU A SER INTRODUZIDO NO ANO DE 758 D.C. VINDO DAS IGREJAS DO ORIENTE.

QUAL A BASE DA CONFISSÃO AURICULAR ?

– DA MANEIRA COMO É FEITA PELO CATOLICISMO, NENHUMA.

PRIMEIRO PORQUE OS PADRES NEM MINGUEM TEM A AUTORIDADE DE PERDOAR PECADO E GERALMENTE QUANDO AS PESSOAS CONFESSAM OS PADRES DIZEM EM SEGUIDA:

“os teus pecados estão perdoados em nome do senhor Jesus.”

TODAVIA, AS PESSOAS SAEM DALI COM UMA ORIENTAÇÃO PARA REZAREM ALGUNS PAI-NOSSO E ALGUMAS AVE-MARIA E QUE NÃO FAÇA MAIS ISTO E PRONTO !!!

OS PADRES FAZEM DE UMA MANEIRA TÃO MECÂNICA QUE REALMENTE SÓ PODERIA PROVOCAR DESCRÉDITO TOTAL NA CONFISSÁO AURICULAR.

ADEMAIS SABE-SE DE MUITS CASOS ESCANDALOSOS DE CONFISSÕES QUE TERMINARAM EM VERDADEIROS BACANAIS. OUVIMOS CERTA VEZ UM CASO DE UMA JOVEM BONITA QUE ENQUANTO ELA SE CONFESSAVA COM O PADRE, ELE DO OUTRO LADO SE MASTURBAVA A PONTO DE RESPINGAR ESPERMA NA CAARA DA POBRE VÍTIMA E QUE NÁO AGUENTANDO AS CANTADAS DO VIGÁRIO PERDEU SUA VIRGINDADE COM ELE.

UMA OUTRA MULHER QUE DEPOIS SE TORNOU EVANGÉLICA CONTOU QUE CERTA VEZ ESTAVA SE CONFESSANDO ENQUANTO O PADRO ESTAVA COM UM RADIO DE PILHA ENCOSTADO NA ORELHA E NA QHORA QUE ELA TERMINOU DE CONFESSAR SEUS PECADOS O PADRE GRITOU:
– GOOOOOOOOL, GOOOOL, GOL, NÃO SEGUIU SE CONTER….
EM MUITAS ÉPOCAS E MUITOS LUGARES PESSOAS FICARAM RIDICULARIZADAS PERANTE A SUA COMUNIDADE COM AS “gracinhas” QUE ERAM OBRIGADAS A ESCUTA DE VIZINHOS E AMIGOS DEVIDO A FALTAS QUE COMETERAM E QUE SOMENTE O PADRE SABIA…

A IGREJA CATÓLICA DEFENDE ESTA DOUTRINA BASEADA EM DUAS PASSAGENS EM ESPECIAL.

TIAGO 5.16

TIAGO 5.16

“confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis; e a oração feita por um justo pode muito em seus efeitos.”

RESPOSTA:

O TEXTO NÃO MANDA CONFESSAR PARA UM OFICIAL ECLESIÁSTICO EM ESPECIAL E MUITO MENOS PARA ALGUÉM QUE TENHA UM CARGO PRETENCIOSO DE PAI (PADRE).

A PALAVRA DE DEUS FALA QUE PODEMOS CONFESSAR PARA ALGUM IRMÃO DE NOSSA CONFIAÇA E QUE IRÁ ORAR POR NÓS, CONTUDO ELE NÃO PROMETERÁ PERDOAR OS SEUS PECADOS, MAS SABE-SE, PORÉM, QUE UMA ORAÇÃO SINCERA É DE MUITA VALIA. ADEMAIS SÓ A CONFISSÃO DE NADA ADIANTA SEM HAVER O ARREPENDIMENTO E A DISPOSIÇÃO DE NÃO MAIS PECAR.

EM PROVÉRBIOS 28.13 DIZ:
“os que encobrem as suas transgressões, nunca prosperará, mas os que a confessa e deixa, alcançará misericórdia.”

O SEGUNDO TEXTO USADO PELA IGREJA CATÓLICA É JOÃOP 20.23 QUE DIZ:

“Aqueles a quem perdoardes os pecados, lhe são perdoados; e àqueles a quem os retirverdes lhe são retidos.”

RESPOSTA:

AQUI ENTRA VELHO LEMA DO “texto sem contexto é pretexto”. JESUS NÃO ESTA DANDO PODER DE PERDOAR PARA UM GRUPO ESPECÍFICO DE PESSOAS DENTRO DA IGREJA, MAS A TODOS OS DISCÍPULOS DE CRISTO, PORÉM, ESTE PODER DE PERDOAR NÃO É ABSOLUTO.

SE UMA PESSOA FORE EXCLUIDA DA IGREJA INJUSTAMENTE OU SE ELA É ACEITA COMO MEMBRO SEM TER CONMDIÇÕES ESPIRITUAIS PARA ISTO, A DECISÃO DA IGREJA É SEM EFEITO NENHUM, POIS ESTA IMPLÍCITO QUE O ESPÍRITO SANTO GUIE NO JULGAMENTO DE ADMISSÃO OU EXCLUSÃO.

O VERSÍCULO ANTERIOR ( JOÃO 20.22) DEIXA BEM CLARO: “…recebei o Espírito Santo.” A DECISÃO DA IGREJA ATRAVÉS DOS SEUS MINISTROS SÓ É CONFIRMADA POR DEUS, SE TAIS DECISÕES FOREM GUIADAS PELO ESPÍRITO SANTO.

ADEMAIS, AS ESCRITURAS ENSINAM QUE EM CASOS DE PECADOS COMETIDO POR ALGUM MEMBRO DA CONGREGAÇÃO O CASO DEVE SER JULGADO POR AQUELES QUE PRESIDEM EM QUESTÕES DE DOUTRINA ( I CORINTIOS 6.1-5; I TIMÓTEO 5.17).

E APÓS SER SENTENCIADO DEVE-SE LEVAR AO CONHECIMENTO DA IGREJA, TODOS OS MEMBROS E NÃO SOMENTE OS OFICIAIS ECLESIÁSTICOS, MATEUS 18.17, QUE ENTÃO CONFIRMARÁ A DECISÃO DOS PRESBÍTEROS OU DISCORDARÁ DA SENTENÇA SE HOUVER RAZÕES PARAS ISTO.

QUEREMOS EXORTAR QUE ACIMA DE TUDO DEVEMOS CONFESSAR OS NOSSOS PECADOS PARA O SENHOR DEUS ( DANIEL 9.4-5; I JO;AO 1.9; SALMOS 32.5).

2 Comments
  1. jaurezjudas permalink

    os padres sabendo o que seus fieis andam fazendo tem mais facil o controle do rebanho, em algumas cidades o padre é uma autoridade. a confissao me parece ser algo remanescente da inquisiçao, da semana de perdao.

  2. Anonymous permalink

    A confissão é uma forma de limpar nossa cosciencia e curar varias doenças provenientes de nosso estado espiritual. jesus disse a quem perdoardes os pecados estes lhe serão perdoadodos e a quem não perdpar estes não serão perdoados. Jesus due autoridade ao sacerdote.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: