Skip to content

CULTO EM LATIM

January 18, 2009

CULTO EM LATIM

Durante séculos a Igreja Católica Apostólica Romana celebrava suas missas em idioma latim, isso não tem nada de mais se o povo para que a celebração estava sendo realizada falasse o latim. Mas não era isso que si via. Latim para povos que falam Finlandês, Inglês, Alemão, Hindi, Árabe, Norueguês é sem dúvida absurdos e incongruências que tornam os seres humanos irracionais.

Ainda é razoável que os árabes em outros países celebrem seu culto em Árabe para a comunidade muçulmano em outro país. É razoável que judeus na diáspora se reúnam e celebrem o culto em Hebraico para manter a unidade cultural dos judeus em qualquer parte do mundo. Mas os cristãos são um povo unido pela crença em Jesus e na obediência do Evangelho, não temos obrigação de propagar cultura de nenhum povo. Muito menos dos Romanos que foram os maiores algozes dos cristãos no primeiro século.

Jesus deu ordem para a igreja pregar o evangelho em todas as partes (Marcos 16.15), não havia necessidade de pregar em um idioma desconhecido do povo, isso não é propagar a mensagem do Evangelho, é esconder o evangelho do povo.

No dia de Pentecostes (Atos 2) lemos que estava em Jerusalém gente de vários lugares do mundo para a celebração judaica do Pentecostes, e o que Deus fez ??? – Os discípulos de Jesus tomados pelo Espírito Santo começaram a falar das grandezas de Deus no idioma das pessoas que estava ali presente. Muita gente não entendeu como pessoas simples estavam falando cada um no idioma dos estrangeiros que visitam Jerusalém.

Os líderes do catolicismo, isto é, muitos Papas, durante séculos perpetuaram a Ignorância ao pregar para o povo simples em Latim. Se muitas vezes é difícil explicar as verdades espirituais na própria língua do povo, quanto mais em latim. Tudo isto era feito para dar um ar de mistério e em nada contribuía para o entendimento da Palavra de Deus.

Deste período negro do cristianismo, outras igrejas também, perderam o sentido da Palavra do Evangelho e passaram a levar a cultura e idioma de um povo para outro em vez de levar somente o Evangelho Salvador. Entre estas igrejas que imitaram o padrão “burro” do catolicismo estão:

1 – Igreja Copta do Egito
2 – Igreja Ortodoxa Grega que celebrava no idioma grego
3 – Igreja Anglicana que celebrava no idioma Inglês
4 – Igreja Luterana que celebrava no idioma Alemão

Demoraram séculos para que tais igrejas, entre elas o catolicismo, entendessem que Jesus não mandou levarmos costumes, cultura e idiomas de um canto para outro do mundo, ele nos enviou para falar da sua Palavra, da sua obra de redenção e do Amor de Deus que deseja salvar o mundo da perdição eterna.

From → CULTO EM LATIM

Leave a Comment

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: